Normas e Regulamentos

MANUAL DA BIBLIOTECA

 

A Biblioteca Universitária UNIFASS oferece ao usuário uma ampla gama de informações acadêmicas nas seguintes áreas do conhecimento: Direito, Administração e Engenharia de Produção.

 

O acervo, composto por livros, periódicos, jornais e multimídias, está disponível para consulta e empréstimo, tanto para o corpo docente como discente da Instituição. Para a comunidade o acervo está disponível para consultas.

 

Os horários de atendimento se dão de 2ª a 6 ª feira: das 16:00h às 22:00h e aos sábados das 08:00h às 12:00h. Havendo qualquer alteração no horário sempre será divulgado na Instituição, bem como na Home Page desta

SERVIÇOS

  1. Consulta – É facultada a todos os membros da comunidade, no espaço da Biblioteca.

 

  1. Empréstimo – O empréstimo de livros é facultado obedecendo aos seguintes prazos:

 

 Docentes, discentes e funcionários – 3 livros por 7 dias corridos.

 

Caso haja atraso na devolução do material  haverá incidência de multa no valor de R$ 1,00, por dia e por livro, incluído aí sábados, domingos e feriados. O não pagamento da multa bloqueará o usuário para futuros empréstimos e/ou renovações.

 

  1. Reserva – Caso o livro desejado esteja emprestado, o usuário poderá solicitar a reserva deste material, e assim que ocorrer a devolução o usuário será avisado e terá 24 horas para fazer a retirada do material solicitado.

 

  1. Renovação de Empréstimo – Poderá ser efetivado mediante a apresentação do item. Caso o material esteja em lista de reserva, não poderá ser renovado e só poderá ser emprestado para outro usuário findo o prazo de espera dado ao usuário que anteriormente efetivou a reserva ( 01 dia útil).

 

  1. Retirada de obras de consulta (tarja vermelha) – Os periódicos e livros de consulta/referência só poderão ser utilizados no espaço da Biblioteca, porém, de acordo com decisão do responsável, poderão ser liberados para reprografia com prazo de entrega estipulado pelo mesmo.

 

  1. COMUT – Comutação Bibliográfica – Se o usuário desejar material bibliográfico de difícil acesso (artigos de periódicos, teses e dissertações) que não estejam disponíveis na Biblioteca, mas que se encontre disponível em outra Biblioteca do Sistema de Comutação Bibliográfica, o bibliotecário poderá adquirir este material, sendo o ônus de responsabilidade do solicitante.

 

  1. Levantamento Bibliográfico – Caso o usuário necessite poderá contar com o auxílio do bibliotecário no desenvolvimento de levantamentos bibliográficos específicos, exigindo porém prévio agendamento.

 

  1. Orientações para Normalização – A Instituição dispõe de manual para normalização dos trabalhos acadêmicos. Além disso, o usuário poderá obter auxílio do bibliotecário, tanto no desenvolvimento de fichas catalográficas e classificação para TCC´s, como na obtenção do ISSN/ISBN de publicações.

 

  1. Ciberteca – Além do acervo disponível no espaço físico da Biblioteca, buscou-se oferecer no espaço digital uma ampla gama de informações que facilite as buscas acadêmicas, tanto no que se refere à provedores de informações acadêmicas, como a fontes de informação (periódicos e publicações digitais).

DEVERES DO USUÁRIO

 

O acervo é de toda a Comunidade UNIFASS, portanto, cabe aos usuários da biblioteca zelar por ele, evitando depredações tais como:

 

  • Riscar ou rasgar material bibliográfico;
  • Retirar qualquer material do acervo sem empréstimo ou prévia permissão do responsável.

 

Caso seja verificado qualquer dano, o usuário arcará com a substituição do mesmo.

A partir do momento do empréstimo o usuário é o único responsável pelo material que está em seu poder, sendo obrigatória sua devolução, ou, caso haja perda ou depredação, a sua substituição.

 

No ambiente da Biblioteca não é permitido:

  • Namorar;
  • Fumar;
  • Lanchar;
  • Usar celular ou
  • Usar qualquer aparelho que produza ruídos.

Além disso, é proibido o acesso ao acervo com materiais, tais como:

  • Bolsas;
  • Pastas;
  • Classificadores;
  • Merendas
  • Cigarro ou
  • Quaisquer outros que ofereçam perigo ao acervo.

Por fim, o silêncio é o bem mais caro no espaço de uma Biblioteca, exercite-o!